Painel GIFE de Transparência

"Ser pedra é fácil, o difícil é ser vidraça".

Provérbio chinês

Fundação Demócrito Rocha

A Fundação Demócrito Rocha/FDR é uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 4 de março de 1985. Entre as suas finalidades, visa: promover estudos, pesquisas e ações e colaborar com empreendimentos públicos e/ou privados que visem preservar a memória nacional (patrimônio arquitetônico, artístico e cultural – material e imaterial) e fomentar, difundir e desenvolver a cultura, inclusive com o apoio e oferta de cursos de qualificação e formação artístico, cultural e profissional, na perspectiva de uma educação integral e cidadã, alinhadas às políticas públicas de âmbitos e esferas governamentais diversos; oferecer cursos de extensão, técnicos aperfeiçoamento e especialização nas diversas áreas do conhecimento e por variados meios, utilizando, para tal, dos recursos didático-pedagógicos de maior acessibilidade; desenvolver estudos e pesquisas no âmbito das ciências, das técnicas e das profissões afins; apoiar ações de valorização do esporte amador nacional, e incentivar formas coletivas de lazer, na perspectiva cidadã; apoiar e estimular políticas de saúde e serviços básicos, segundo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); apoiar ações que busquem o desenvolvimento do Nordeste por meio da criação de micro e pequenas empresas e do fomento do associativismo, considerando, em todas as suas ações, a diversidade cultural como instrumento essencial para o desenvolvimento humano e socioeconômico e para o fortalecimento da capacidade de expressão dos povos.

Ao longo dos dois últimos anos, a Fundação Demócrito Rocha, detentora da concessão da TV O POVO, uma emissora educativa, veiculou 254.580 minutos em VTs e programas de cunho social, sem qualquer receita, totalizando um investimento social de R$ 3 milhões.

Além dos projetos detalhados a seguir, importante mencionar a realização dos seguintes trabalhos:
– Olimpíada e Cidadania, firmado com o Ministério do Esporte e com atuação em 3 estados da região Nordeste (Ceará, Piauí e Maranhão)
– Prêmio Sefin de Finanças Públicas, que tratava basicamente das definições e importância dos impostos, e teve como público-alvo os alunos da Rede Municipal de Ensino